Uma versão rústica e deliciosa de nhoque onde a base da massa é feita de mandioca (aipim/macaxeira) cozida. A receita é simples e não leva ovos, resultando em bolinhas que desmancham na boca. O molho sugerido é um bolonhesa vegetariano feito com proteína de soja.
Modo de Preparo12 passos
Preparo da Mandioca: Cozinhe a mandioca até ficar bem macia. Escorra a água e amasse-a ainda quente com um garfo (ou espremedor) até virar um purê, retirando os fiapos centrais. Deixe esfriar um pouco antes de fazer a massa.
Massa: Em uma tigela (ou superfície lisa), coloque o purê de mandioca. Adicione o azeite e o sal. Misture.
Acrescente a farinha de trigo aos poucos, colher por colher, amassando com as mãos.
O ponto ideal é quando a massa fica homogênea, macia e desgruda levemente das mãos (não coloque farinha em excesso para não ficar pesado).
Modelagem: Polvilhe farinha na bancada. Pegue porções da massa e faça rolinhos ("cobrinhas") com as mãos.
Corte os rolinhos em pedaços pequenos (cubinhos) com uma faca ou espátula. Se necessário, polvilhe mais um pouco de farinha para não grudarem uns nos outros.
Molho: Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo até dourarem. Adicione a proteína de soja hidratada e refogue bem. Tempere com sal, orégano, páprica, tempero baiano e pimenta do reino.
Adicione o extrato de tomate e a água. Deixe cozinhar até o molho encorpar. Finalize com manjericão fresco.
Cozimento do Nhoque: Coloque uma panela grande com água e um fio de óleo (ou sal) para ferver.
Quando a água estiver fervendo, coloque os nhoques aos poucos.
Assim que as bolinhas subirem à superfície da água, retire-as com uma escumadeira e coloque em uma travessa untada com um pouco de azeite (para não grudarem).
Finalização: Cubra os nhoques cozidos com o molho quente e sirva.